Alvaro José

2016 e o ouro da criatividade

Nos grandes momentos do esporte em 2016, sem dúvida alguma o maior deles foi a espetacular abertura dos Jogos Olímpicos do Rio.

“Não existe uma segunda chance de deixar uma primeira boa impressão”. E o Brasil não deixou a oportunidade passar e realizou uma abertura olímpica digna de medalha de ouro. Impossível não se emocionar com show de emoção, que surpreendeu o mundo e mostrou que a Olimpíada brasileira era uma realidade.

A ousadia da simplicidade comandada por Fernando Meirelles fez o mundo voar com o 14 bis de Alberto Santos Dumont pelo Rio de Janeiro num espetáculo de sonho. Ali, naquele momento, aquela frágil estrutura de madeira e tela tornou-se o maior avião já construído pelo homem e transportou cada um de nós naquele voo mágico.

Vi muitas aberturas olímpicas. Todas lindas, todas espetaculares. Nenhuma tão emocionante como a nossa onde o foco principal foi o povo, o atleta, o país. O cinco de agosto de 2016 mudou a imagem do Brasil no mundo. A imprensa mundial ficou deslumbrada e ali o Brasil virou uma potência do talento e da criatividade.

A maior modelo do mundo na maior passarela da história. A cada passo de Gisele Bundchen pelo Maracanã ao som de Garota de Ipanema, um suspiro. O que mais lindo que a beleza da mulher brasileira em seu estado de graça ao som da música de Tom e Vinicius que ganhou o mundo? Ali mais um ouro para o Brasil.

O coro do Maraca cantando com Zeca Pagodinho colocou o público como parte do show da abertura olímpica e entusiasmou o mundo. A participação ativa da plateia no espetáculo. Coisa para poucos. A partir dali, tudo o que se viu a no Rio, só valorizou ainda mais a mais bela abertura da história dos Jogos.

Emocionar o mundo, surpreender, conseguir a participação de todos. O Brasil encantou e mostrou que podia e que pode. Todos no planeta registraram isso.

No esporte, o Maracanã antigo que havia sido palco da então maior derrota no esporte que o país já havia vivido virou, em sua nova versão, o lugar onde o Brasil mostrou ao mundo a maior abertura olímpica de todos os tempos. Um dia de glória.

Momento tão especial que foi o escolhido por Gisele para sua despedida das passarelas…

Redação Esporte

Um dos maiores especialistas em esportes olímpicos, narrador e comentarista esportivo.

Adicionar comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Álvaro José

De Moscou em 1980 à Londres em 2012. Álvaro José, que já cobriu nove olimpíadas, volta à Band para integrar a equipe da emissora no Rio 2016. Professor de história, Álvaro é reconhecido por seu profundo conhecimento dos jogos e pela memória certeira que aparece durante as transmissões em forma de dados, nomes e marcas de recordes.

Mais Categorias