Quanto custa uma medalha olímpica?

Divulgação/CBDA

Não são poucas as vezes que o tema de quanto custa uma medalha olímpica vem à tona. Não só os jornalistas, mas o público que vive e acompanha o esporte quer saber. Também tem os patrocinadores ativos e potenciais, agências de comunicação. Além disso, tem quem paga imposto. E olha que isso é muita gente.

A operação Águas Claras da PF mergulhou fundo nas turvas águas da natação brasileira que, pelo visto, estava ainda mais escura que a piscina dos saltos ornamentais nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. E parece que descobriram muita coisa.

Partindo do pressuposto que ninguém é preso sem provas, a coisa está feia e se colocar além da agua turva da piscina dos saltos, também toda sujeira da Baía da Guanabara, vai faltar sujeira para o que aconteceu.

O Presidente da CBDA, que já havia sido afastado, ganhou ontem um recurso para sua recondução ao poder. Ele e mais dois integrantes da direção da natação brasileira foram presos e há um quarto elemento que ainda não foi localizado.

Coaracy Nunes está na CBDA desde 1988 e foi o responsável direto pela conquista de uma medalha histórica do Brasil: a prata de Gustavo Borges em Barcelona 92. Com o erro do placar, Coaracy correu até a direção da prova, fez a reclamação e pediu revisão do resultado o que deu a prata a Gustavo e ao Brasil.

Ocorre que um grande feito não dá um aval em branco para a realização posterior de atos, digamos, não tão nobres e muito menos um aval para se perpetuar em algum lugar.

Borges

O esporte nacional utiliza símbolos, cores, bandeira, hino que são patrimônios materiais da nação, além da emoção do povo brasileiro, que é um bem imaterial em suas realizações. Fora isso tem a questão da verba que sai da lei Agnelo/Piva, e não é pouca, além de patrocínios que, muitas vezes, envolvem empresas estatais. Dinheiro do povo, dinheiro de todos.

Nada mais justo que saber o que está sendo feito com o dinheiro, afinal é o que fazemos nas nossas casas, nossos empregos, em nossos negócios. Senão corremos o risco de morrermos afogados em águas pútridas.

Gustavo Borges foi um atleta brilhante com grandes serviços prestados ao esporte brasileiro. É empresário, palestrante e goza de muita credibilidade por onde vai. Bem que podia encarar esse desafio e limpar as águas da natação brasileira e colocá-la no seu lugar de direito.

Gustavo Borges passa seus ensinamentos a criança
Gustavo Borges passa seus ensinamentos a criança – Reprodução/Facebook

Deixe uma resposta