Categorias: BasqueteNBB

NBB, transmissões e marketing esportivo

Marcelo Zambrana/LNB

Nunca caminharam separados, ainda que antigamente as regras impedissem que as marcas, produtos e serviços se mostrassem em outras propriedades além das placas em estádios, ginásios e piscinas.

Para contornar o problema na relação esporte e patrocínio, dava-se o nome da empresa ao cavalo (tanto para o de corrida como para o de saltos). O nome da equipe passava a associar o clube à empresa, e por aí seguia a criatividade para associar companhias ao esporte.

As transmissões pela televisão tiveram um efeito gigantesco em termos de multiplicação, conhecimento e captação de novos fãs para o esporte. Notícias saíram das páginas do caderno específico para as manchetes de capa de jornais e revistas, cadernos de economia, marketing e propaganda. Empresas criaram áreas de marketing esportivo para analisar patrocínios, identificar oportunidades, além de criar e adquirir propriedades que viessem a fortalecer sua identidade com o público e ganhar espaço no mercado.

Agora com as finais do NBB vemos o basquete dar um show. Nas quadras e fora delas. Se na briga pela posse de bola, rebotes e arremessos temos grandes craques em quadra, fora dela vemos também um grupo extremamente talentoso colocando a disputa entre Mogi e Paulistano. Teremos a disputa entre as equipes transmitidas pela tevê aberta – Band, onde estarei com Danilo Castro nos comentários e o Ivan Bruno narrando. Além disso, os jogos estarão no cabo, Facebook e Twitter. Tá bom ou quer mais?

Patrocinadores fortes e uma gestão moderna, competente e profissional trazem o basquete para outra disputa. A briga é para ocupar o lugar que já foi do esporte da cesta como a segunda modalidade do Brasil. Se no plano internacional os resultados do vôlei são, hoje, bem melhores, na gestão, modernidade, captação de patrocínios e transmissão, o basquete está dando um show. Para o primeiro jogo da final os ingressos se esgotaram em praticamente meia hora (36 minutos para ser exato), o que mostra o interesse do público que ainda terá a chance de ver as emoções da partida em todas as plataformas que listei acima.

Um público muito interessado e que acompanha o basquete não só aqui no Brasil, mas no mundo todo, com destaque para a NBA, pode trazer de volta o cenário que tínhamos até o início dos anos 80, quando o basquete vinha apenas atrás do futebol. Aí chegaram o Luciano do Valle e uma geração brilhante no vôlei e mudaram a história…

O importante é que quanto mais modalidades brilharem dentro e fora das quadras abrirão espaço para o esporte e mais marcas, produtos e serviços poderão participar da melhor relação investimento/benefício para alavancarem imagem, abrirem mercados, realizarem ações de ativação tendo componentes únicos na melhor equação para o sucesso.

Quem está no esporte sempre vence…

Redação Esporte

Um dos maiores especialistas em esportes olímpicos, narrador e comentarista esportivo.

Ver Comentários

  • Porque não há transmissao do basquete da NBA na televisão aberta para que possamos nos delíciar com os grandes jogadores americanos o campeonato deles é um espetáculo é complicado entrar em contato com vocês não existe respostas ¿???????

Compartilhar
Publicado por
Redação Esporte

Posts Recentes

Alô, Tóquio 2020! Dois anos passam logo

Dois anos, ou 730 dias. É isso que falta para o início dos Jogos Olímpicos…

6 anos atrás

Goleiros

Jogar ali é tão difícil que a grama morre e não nasce mais. Heróis e…

6 anos atrás

Handebol brasileiro ficará sem principal patrocinador

Depois do vôlei de Osasco, que perdeu o patrocínio da Nestlé, agora é o handebol…

6 anos atrás

Mais um grande patrocinador sai do esporte Olímpico: Nestlé deixa o vôlei feminino de Osasco

As semifinais da superliga mal acabaram e com elas a vem a notícia de mais…

6 anos atrás

Bebeto, adeus

É impossível definir a importância de Paulo Roberto de Freitas para o esporte brasileiro. Como…

6 anos atrás

Todo dia é dia!

Um dia é nada. Uma vida pouco. Participação igualitária profissionalmente em todos os campos? Nada…

6 anos atrás
Advertisement