Categorias: Basquete

Basquete que orgulha

Sim. É verdade que todos os esportes emocionam, mas poucos – talvez nenhum deles – podem proporcionar emoções tão intensas como o basquete. A bola que sai da mão do arremessador na última fração de segundo e cai de chuá quando o tempo já acabou muda o resultado do jogo, do campeonato, da Olimpíada. E vale como o Valle que mudou o basquete e o esporte do Brasil.

Ontem foi um dia de glória para o basquete: brasileiro e mundial! Para nós brazucas, a honra da seleção feminina conquistar o Mundial. Comandadas por Paula e Hortência, as meninas tomaram o lugar mais alto do pódio com todas as honras. Parece que foi ontem…

Esse é o verdadeiro basquete brasileiro. Dos grandes atletas, dos que fazem parte do Hall da Fama, das grandes conquistas que começaram lá atrás, em Londres 1948 (foto acima), pouco depois da Segunda Guerra, quando o masculino conquistou o bronze. Isso é o verdadeiro basquete do Brasil, não o dos que se julgam mais espertos e colocaram no banco (literalmente) em prol de prioridades e interesses estranhos.

Vinte anos se passaram. Eu estava lá, na cabine, com o grande Luciano do Valle. Época de ouro para o esporte brasileiro que sempre era acompanhado pela Band, o Canal do Esporte. Tinha Seleção Brasileira, nós estávamos lá. Guga, quando foi homenageado pela conquista em Roland Garros também há 20 anos, disse que era possível viver e sentir as mesmas emoções. Acredito nisso, pois é o que sinto nesse momento.

Como se fosse pouco a maravilhosa final da NBA, onde Kevin Durant, do Golden State Warriors, acabou com o jogo, na casa do adversário e deu à temporada do melhor basquete do mundo seu encerramento de gala. Também foi a Band e também foi o Luciano que começou com isso e eu estava lá. Destino? Sorte? Nessas ocasiões sempre lembro meu pai e seu sábio conselho: “todos fazem futebol, faça os esportes que você conhece, pratica e gosta”. Simples assim. Isso me levou a conhecer o mundo, a trocar de malas em aeroporto levando minha família a ficar comigo pouco tempo…

O basquete que orgulha é do Brasil e é do mundo. Emociona, é limpo e traz valores que formam pessoas de bem. Gente de caráter. Gente do esporte. Gente que nos orgulha!

Redação Esporte

Um dos maiores especialistas em esportes olímpicos, narrador e comentarista esportivo.

Compartilhar
Publicado por
Redação Esporte

Posts Recentes

Alô, Tóquio 2020! Dois anos passam logo

Dois anos, ou 730 dias. É isso que falta para o início dos Jogos Olímpicos…

6 anos atrás

NBB, transmissões e marketing esportivo

Nunca caminharam separados, ainda que antigamente as regras impedissem que as marcas, produtos e serviços…

6 anos atrás

Goleiros

Jogar ali é tão difícil que a grama morre e não nasce mais. Heróis e…

6 anos atrás

Handebol brasileiro ficará sem principal patrocinador

Depois do vôlei de Osasco, que perdeu o patrocínio da Nestlé, agora é o handebol…

6 anos atrás

Mais um grande patrocinador sai do esporte Olímpico: Nestlé deixa o vôlei feminino de Osasco

As semifinais da superliga mal acabaram e com elas a vem a notícia de mais…

6 anos atrás

Bebeto, adeus

É impossível definir a importância de Paulo Roberto de Freitas para o esporte brasileiro. Como…

6 anos atrás
Advertisement