Categorias: Atletismo

BOLT – Fim de uma Era

Felizmente ainda tem um pouco mais, só que o final está logo ali em Londres no Mundial de Atletismo no início de agosto. Lá o mais rápido de todos os tempos fará sua despedida das pistas.

O esporte é marcado por fatos, recordes, imagens e grandes eventos. Mas, principalmente, por personagens e histórias. São eles que fazem com que feitos virem lendas e hoje com a ajuda da web antes mesmo de conhecer o esporte milhões conhecem os ídolos que trazem toda essa emoção.

As marcas conquistadas por Usain Bolt dificilmente serão superadas, mas o homem está longe de conhecer seus limites. Na Diamond League disputada em Monaco ele venceu os 100 metros com o tempo de 9,95s seu melhor resultado na temporada.

Como de praxe fez uma brilhante prova de recuperação depois de uma má largada. Talvez esteja aí a chave para, um dia, seus tempos serem superados. Quase impossível. Quase…

O final da era Bolt no esporte traz uma grande nostalgia e faz lembrar grandes atletas que fizeram o esporte virar gigante. Pelé, Ali, Jordan. Apenas para citar três. Emocionaram o mundo, fizeram declarações polêmicas, tiveram derrotas, ressurgiram. Tornaram-se mitos no significado maior da palavra.

Nessa hora fazer o que se ama é ainda mais importante e, para o jornalista, o privilégio de haver presenciado eventos onde eles se apresentaram é uma grande emoção. Não só com relação aos três, mas no tênis pude ver Thomaz Koch, Borg, Villas, Ashe num Ibirapuera lotado. Depois Guga como melhor do mundo e passando por Federer que segue brilhando nas quadras. Ivan Lendl jogando o Banana Bowl torneio para juvenis no Pinheiros.

No basquete vi Oscar surgir e lhe dei o apelido de “mão santa”, mas também vi a geração que o antecedeu. Paula e Hortência e sua geração maravilhosa que encantou o mundo. Nas pistas Emerson, Piquet e Senna além de seus adversários brilhantes numa constelação de talentos. O volei, a natação de Spitz a Phelps, enfim todo o alfabeto do esporte.

Londres foi palco de uma grande performance de Bolt nos Jogos Olímpicos de 2012. Sediar o Campeonato Mundial de Atletismo que será a despedida do raio jamaicano ganha ares de maior evento esportivo do ano.

Ali, mais uma vez, será escrita a história…

Redação Esporte

Um dos maiores especialistas em esportes olímpicos, narrador e comentarista esportivo.

Compartilhar
Publicado por
Redação Esporte

Posts Recentes

Alô, Tóquio 2020! Dois anos passam logo

Dois anos, ou 730 dias. É isso que falta para o início dos Jogos Olímpicos…

6 anos atrás

NBB, transmissões e marketing esportivo

Nunca caminharam separados, ainda que antigamente as regras impedissem que as marcas, produtos e serviços…

7 anos atrás

Goleiros

Jogar ali é tão difícil que a grama morre e não nasce mais. Heróis e…

7 anos atrás

Handebol brasileiro ficará sem principal patrocinador

Depois do vôlei de Osasco, que perdeu o patrocínio da Nestlé, agora é o handebol…

7 anos atrás

Mais um grande patrocinador sai do esporte Olímpico: Nestlé deixa o vôlei feminino de Osasco

As semifinais da superliga mal acabaram e com elas a vem a notícia de mais…

7 anos atrás

Bebeto, adeus

É impossível definir a importância de Paulo Roberto de Freitas para o esporte brasileiro. Como…

7 anos atrás
Advertisement