Categorias: Vôlei

Brasil novamente no Hall da Fama do Vôlei

Holyoke é uma pequena cidade dos EUA e lá foi criado um tal de “mintonette”. Com esse nome tinha tudo para dar errado e não deu. Claro que do esporte que era jogado com a câmara de ar de uma bola de basquete até os dias de hoje a trajetória foi longa, mas extremamente produtiva.

Do esporte lento aos saques potentes. Ataques disparados de alturas inimagináveis tempos atrás e bloqueios que são verdadeiros muros. O tal do mintonette virou vôlei e ganhou o mundo. ACM, a Segunda Guerra Mundial com os soldados americanos espalhados pelo mundo jogando suas “peladas”, o esporte ganhou o planeta e o gosto do mundo.

A rapidez do vôlei hoje lembra o braço mais rápido do vôlei que já vi e também o primeiro brasileiro a chegar ao Hall da Fama do vôlei. Bernard Rajman, que com seus 1,87 jogava no meio e era muito difícil de ser bloqueado. Foi ele quem abriu as portas do vôlei internacional para o Brasil. Foi o primeiro a jogar fora do Brasil. Ficou mais famoso pelo saque Jornada nas Estrelas que levou da praia para as quadras e ajudou a tornar o vôlei a virar o segundo esporte do Brasil.

Agora mais um brasileiro vai para o Hall da Fama. Emanuel, medalha de ouro em Atenas 2004 no volei de praia, bronze em Pequim 2008 e prata em Londres 2012, será o décimo terceiro brasileiro a receber a honraria.

Justíssima homenagem a um brilhante atleta que sempre foi inspiração para os mais jovens e que encerrou sua carreira nas areias em março deste ano. Participou dos Jogos Olímpicos desde 96, em Atlanta, quando a modalidade se tornou olímpica. Para muitos, o brasileiro Emanuel é o melhor jogador de praia de todos os tempos.

Tive o privilégio de ver o Emanuel jogar em todas as edições dos Jogos. Muita técnica e categoria. Grande atenção com todos: fãs, imprensa, crianças. É um grande mérito ser reconhecido como um dos grandes de todos os tempos num esporte em que nomes como Karch Kiraly, o único ouro de vôlei na quadra e na praia, e Sinjin Smith, que fez com ele a parceria mais famosa do esporte, estão na história do esporte.

Emanuel jogou com grandes parceiros, mas foi com Ricardo que conquistou o ouro em Atenas e também fez sua última partida. Essa também foi uma das grandes duplas de todos os tempos.

Redação Esporte

Um dos maiores especialistas em esportes olímpicos, narrador e comentarista esportivo.

Compartilhar
Publicado por
Redação Esporte

Posts Recentes

Alô, Tóquio 2020! Dois anos passam logo

Dois anos, ou 730 dias. É isso que falta para o início dos Jogos Olímpicos…

6 anos atrás

NBB, transmissões e marketing esportivo

Nunca caminharam separados, ainda que antigamente as regras impedissem que as marcas, produtos e serviços…

6 anos atrás

Goleiros

Jogar ali é tão difícil que a grama morre e não nasce mais. Heróis e…

6 anos atrás

Handebol brasileiro ficará sem principal patrocinador

Depois do vôlei de Osasco, que perdeu o patrocínio da Nestlé, agora é o handebol…

6 anos atrás

Mais um grande patrocinador sai do esporte Olímpico: Nestlé deixa o vôlei feminino de Osasco

As semifinais da superliga mal acabaram e com elas a vem a notícia de mais…

6 anos atrás

Bebeto, adeus

É impossível definir a importância de Paulo Roberto de Freitas para o esporte brasileiro. Como…

6 anos atrás
Advertisement